domingo, 26 de abril de 2009

Biografia: Vivianne Ventura Brafmann - a 1ª vencedora de o APRENDIZ


A História de Uma Vencedora.

Vivianne Ventura Brafmann é um exemplo claro de que "querer é poder". Ainda pequena, olhando da janela do apartamento onde morava, dizia que quando crescesse, iria trabalhar "naquele prédio azul", apontando a sede do Citibank no Brasil, localizada na Av. Paulista. Aos 17 anos, logo que entrou na faculdade, começou a estagiar neste mesmo banco e, em pouco tempo, passou a ser Gerente da área de Planejamento Estratégico do Citibank, onde ficou por aproximadamente 6 anos.

Em 2000, Vivianne se formou em Comércio Exterior pela Universidade Paulista. E em 2002, buscando novos desafios, assumiu a gerência de Criação e Eventos da antiga VTEATRO, empresa de comunicação empresarial hoje denominada Cléo Ventura Comunicação e Arte. Filha de atriz, ela sempre esteve envolvida com o teatro, o que lhe proporcionou desenvolver habilidades como desenvoltura, dinamismo e criatividade. Características essas, determinantes para seu sucesso e de seus projetos em todas as Organizações onde atuou. Em 2004, Vivianne deparou-se com a oportunidade de realizar um de seus maiores sonhos. Assim que ficou sabendo do lançamento da versão brasileira do programa "O Aprendiz", procurou fazer sua inscrição o mais rápido possível.

Ela sabia que era exatamente aquilo que queria. Havia acompanhado empolgada a todos os episódios da versão americana e, na maioria das vezes, imaginava-se no lugar dos candidatos e anotava tudo o que se passava no programa. Passou por todo processo de seleção e foi uma das 16 escolhidas para participar do Reality Show que durou aproximadamente 2 meses e meio. Durante esse período, todas as suas competências e dos outros participantes foram colocadas em prova. Mas ela foi a que mais quis. E na noite de 23 de dezembro de 2004, Vivianne ouvia a frase que mudaria sua vida. Após analisar o desempenho dos dois finalistas, Roberto Justus declarava: "Vivianne, você está contratada". Atualmente é Diretora de Desenvolvimento e Relações com o Mercado na Young and Rubicam, maior agência de propaganda do Brasil, presidida por Roberto Justus.

Seis meses depois de seus saltos altos tocarem pela primeira vez o chão da multinacional Wunderman, a aprendiz Vivianne Ventura pode dizer que já caminha com as próprias pernas. Vencedora da primeira edição de O Aprendiz, da Record, apresentado pelo publicitário Roberto Justus, ela levou como prêmio um contrato de um ano de trabalho no valor de R$ 250 mil em uma das empresas de Justus.
Formada em Administração de Empresas, 29 anos, Vivianne chegou à Wunderman, uma gigante em marketing direto, sem saber qual seria seu cargo e sem conhecer ninguém. Ela começou no cargo de gerente de Desenvolvimento de Projetos Especiais e desde maio é gerente de Novos Negócios. Com a missão de trazer novos clientes para a empresa, tem, em um mês e meio, cinco novas contas em andamento. Os encontros com seu mestre se reduziram de quase diários para quinzenais.

E se depender de sua determinação, é só o começo. "Eu falo para o Justus que até o final do ano quero trazer R$ 1 milhão para cá, que corresponde a cinco vezes o meu salário anual, para que no ano que vem ele me contrate de qualquer jeito", diz Vivianne. Seu contrato vence em dezembro e a renovação depende de seu desempenho. "A empresa levou um tempo para identificar as características dela e colocá-la na melhor função. Agora é a hora de ela comprovar que merece o emprego", diz Justus.

Na tentativa de mostrar competência, a aprendiz não mede esforços: tem visto menos a família, o namorado, o ator Vilson Malaquias, e trabalha de 10 horas a 12 horas por dia. "Meu salário não condiz com meu cargo. Então, fico pensando em como fazer jus a ele. Todo mundo que trabalha aqui tem metas trimestrais. Só que como estou com fôlego total, meu objetivo é que no primeiro trimestre eu bata a meta do ano", diz.

Por ter começado na empresa de uma maneira diferente, Vivianne enfrentou o preconceito. "No início, acontecia de eu participar de uma reunião e, no final, o diretor da área me chamar de lado e dizer: ‘Nossa, Vivianne, você é mesmo inteligente!’. Tenho que provar a minha capacidade o tempo todo e muito mais que qualquer funcionário", diz. Esperta, ela soube usar a exposição exagerada na tevê em benefício próprio. "Ter participado do programa me ajuda muito. Os clientes me reconhecem e a relação é bem melhor. Tem clientes que pedem para tirar foto comigo", diz.


A experiência de Vivianne será transformada em livro. Competindo para Liderar, escrito por ela, chega às livrarias na primeira semanade agosto. "Faço algumas citações do programa, mas minha intenção é que o livro fosse além disso", diz. Às vésperas da estréia de O Aprendiz 2, Vivianne já se sente órfã. "Falei para o Justus que ele ia se esquecer de mim. Ele disse que não, que sempre vou ser a aprendiz."

6 comentários:

  1. O aprendiz que ela ganhou eu achei que foi um dos melhores!
    ela tinha garra e sempre fazia a coisa certa para o grupo

    ResponderExcluir
  2. Aprendiz é muito boom... virtual nunca joguei mais quando tiver oportunidade me inscrevo...

    ResponderExcluir
  3. Blog Lindo! Aprendiz é o mlhor reality que ja fizeram.

    ResponderExcluir
  4. ALÉM DE INTELIGENTISSIMA E LINDA =)

    ResponderExcluir
  5. Então, já ninguém consegue algo sozinho, indique me ao seu chefe para participar do programa de 2013 que ganho o mesmo; quito o apartamento de meus pais; sigo para Itália, aprendo o idioma e se preferir lhe levo comigo ou quando retornar ao Brasil te ensino italiano.

    ResponderExcluir
  6. Acredito ter aprendido muito com vc aprendiz!
    Gerson Terra Bravo

    ResponderExcluir